quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Positivo Informática registra EBITDA de R$ 24,8 milhões no terceiro trimestre

Os principais destaques foram:
·       Venda de 698,6 mil computadores, com crescimento de 33,9% no terceiro trimestre (3T11) na comparação com o mesmo período do ano anterior (3T10). Foram registrados aumentos de volume de:
ü  13,5% no mercado de varejo;
ü  82,0% no mercado de governo;
ü  59,3% no mercado corporativo;
ü  131,0% em notebooks, que representaram 72% das vendas de computadores no período.
·       Vendas nos nove primeiros meses do ano (9M11) totalizam 1,610 milhão de PCs;

·       No 3T11, registrado EBITDA¹ de R$ 24,8 milhões, com aumento de 9,9% na comparação com o 3T10, e margem EBITDA¹ de 5,1 pontos percentuais (p.p.), crescimento de 1,4 p.p. na mesma comparação;
·       Geração operacional de caixa de R$ 71,4 milhões, recorde para um terceiro trimestre.


Curitiba, 10 de novembro de 2011
A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, anuncia hoje seus resultados do terceiro trimestre (3T11) e do acumulado do ano (9M11). As informações são apresentadas em IFRS e em reais (R$).

No terceiro trimestre, foi registrado novo recorde de volume com a venda de 698,6 mil computadores sob as marcas Positivo e Positivo BGH, no Brasil e na Argentina, representando crescimentos de 33,9% e 34,2% em relação ao 3T10 e ao segundo trimestre deste ano (2T11), respectivamente. Esse volume gerou receita bruta de R$ 542,9 milhões no 3T11. No acumulado do ano, as vendas totalizam 1,610 milhão de PCs, crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2010, com receita bruta de R$ 1,652 bilhão.

No mercado de varejo, foram registradas vendas de 410,1 mil computadores no 3T11, crescimento de 13,5% em relação ao 3T10. O volume do período foi fruto dos esforços da companhia na execução de sua estratégia de vendas no Brasil, que têm assegurado uma ampla exposição dos computadores Positivo nas principais redes varejistas. Também contribuiu para esse desempenho o rápido sucesso na introdução dos computadores Positivo BGH nas principais redes do varejo argentino, que se tornou uma das marcas mais vendidas no país já em seus primeiros meses de operação. No acumulado do ano, as vendas ao varejo totalizam 1,138 milhão de unidades, crescimento de 14,4% em relação ao 9M10. 

Para clientes de governo, foram entregues 262,1 mil PCs no 3T11, representando crescimento de 82,0% em relação ao 3T10. O volume foi registrado principalmente em função do reconhecimento das primeiras entregas de laptops educacionais para o PROUCA, bem como de projetos similares sob a marca Positivo BGH na Argentina. Para este ano, estima-se que as entregas a clientes de governo no Brasil totalizem cerca de 380 mil unidades, sendo 170 mil unidades para o PROUCA. No mercado argentino, a estimativa é de entregar um volume de 279 mil notebooks Positivo BGH para clientes de governo em 2011.

No mercado corporativo, a companhia vendeu 26,4 mil PCs no 3T11, crescimento de 59,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, acumulando volume de 78,0 mil unidades nos 9M11. Além das vendas diretas para grandes empresas, a companhia está investindo para capturar o crescimento do mercado oficial no segmento de pequenas e médias empresas (SMB), já tendo formado parcerias com mais de 2 mil revendas em todo o país.

O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortizações) totalizou R$ 24,8 milhões no 3T11, representando uma margem EBITDA de 5,1%, crescimento de 1,4 p.p. na comparação anual. A geração de caixa no período foi de R$ 71,4 milhões, novo recorde para um terceiro trimestre. No acumulado do ano, a geração operacional de caixa registrou R$ 253,8 milhões.

¹O Ajuste pela Subvenção para Investimentos:
Os números referentes ao EBITDA foram ajustados neste documento. A estas contas foi somada a parcela referente à subvenção para investimentos que foi contabilizada como passivo circulante e que será reconhecida no resultado à medida que os investimentos obrigatórios em P&D relativos a esse montante sejam amortizados. O intuito desse ajuste é comunicar ao mercado como seriam os resultados considerando a totalidade da subvenção para investimentos incorrida no período.

Sobre a Positivo Informática: A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores, com produção de mais de 9 milhões de PCs em seus 22 anos de história. Emprega 4,7 mil colaboradores em suas três fábricas, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), com faturamento de R$ 2,673 bilhões em 2010. Seus produtos são comercializados em mais de 8,3 mil pontos de venda. Além da Central de Relacionamento Positivo, conta com rede de assistências técnicas distribuídas por todo o país. Iniciou seu processo de internacionalização em Hardware com a produção e venda de computadores na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, suas soluções  estão presentes em 8.179 escolas públicas, 2.349 escolas particulares, mais de 900 pontos de venda no varejo em todo o Brasil e são exportadas para mais de 40 países.  Visite www.positivoinformatica.com.br
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