terça-feira, 23 de agosto de 2011

Positivo Informática retoma a liderança

Positivo Informática retoma a liderança do mercado brasileiro de computadores.
A companhia completa 26 trimestres à frente do mercado nacional, que se tornou o terceiro maior do mundo na venda de PCs
São Paulo, 23 de agosto de 2011 A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, registrou market share de 13,5% no mercado total de PCs no segundo trimestre (2T11), representando 28,6% e 74,2% a mais em unidades do que a segunda e terceira colocadas, respectivamente. A companhia completa 26 trimestres na liderança do mercado nacional. Os dados são da consultoria IDC. 
A participação em notebooks atingiu 12,4%, crescimentos de 1,1 p.p. e 2,2 p.p. em relação ao segundo trimestre de 2010 (2T10) e ao primeiro trimestre de 2011 (1T11), respectivamente. Em desktops, a companhia registrou market share de 14,6%, superior à soma do segundo e terceiro colocados. O mix de produtos da Positivo Informática no segundo trimestre foi 52,6% de desktops e 47,4% de notebooks.
O bom desempenho da Positivo Informática no período reflete seus esforços na aproximação e conhecimento do consumidor final por meio do varejo, mesmo com o acirrado ambiente competitivo que caracteriza o segmento, e seu empenho no atendimento aos mercados corporativo e de governo. De abril a junho, foram comercializados no Brasil mais de 3,8 milhões de computadores. A estimativa de crescimento de vendas para este ano foi ampliada recentemente pela IDC de 11,8% para 15,7% na comparação com o ano passado, com expectativa de que sejam vendidas 15,9 milhões de máquinas até o fim de 2011. A companhia tem sido efetiva em capturar o crescimento no mercado brasileiro.
“Estamos muito contentes por sermos uma empresa brasileira na liderança do terceiro maior mercado de computadores do mundo na venda de PCs, atrás apenas de China e Estados Unidos. Em todos os mercados que acompanhamos, as líderes são sempre os grandes players multinacionais. Acreditamos que o conhecimento profundo do consumidor brasileiro e do que é mais apropriado aos seus interesses fazem com que a Positivo seja a marca mais vendida do país há mais de seis anos”, ressalta Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática.
No mercado oficial, que desconsidera o mercado cinza, registrou market share de 17,4%, aumento de 3,0 p.p. no 2T11 em relação ao 1T11. A participação em desktops foi de 25,3% e a de notebooks de 12,9%
Varejo
No mercado de varejo, a Positivo Informática ampliou sua participação em 4,9 p.p. para 21,7% no 2T11, superior à soma das segunda e terceira colocadas juntas, sendo líder absoluta tanto em desktops como em notebooks, com participações de 33,5% e 16,9%, respectivamente. Cabe ressaltar que o varejo brasileiro apresenta forte desempenho desde o início do ano. Por essa razão, a IDC aumentou o volume projetado para 2011 neste mercado. Recente estimativa aponta para um crescimento de 23,7% em relação a 2010, com uma taxa de crescimento anual composta de 2011 a 2015 de 9,4%.
Governo e educação
No mercado de governo e educação, a Positivo Informática completou seu 19º trimestre consecutivo de liderança, atingindo participação de 40,7% no 2T11, que representa aumento de 2,6 p.p. em relação ao 1T11 e estabilidade em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 2011, a Positivo Informática já conta com uma carteira de projetos de governo estimada em cerca de 400 mil computadores, volume que representa aproximadamente 90% do total entregue no ano anterior, incluindo 250 mil unidades dos 600 mil laptops educacionais referentes ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA).
Corporativo
No segmento corporativo, a Positivo Informática registrou 3,3% de market share no segundo trimestre, aumento de 1,6 p.p. em relação à participação no segundo trimestre de 2010 e avanço de 0,3 p.p. frente ao primeiro trimestre deste ano, refletindo o expressivo crescimento nas vendas da companhia para grandes corporações e pequenas e médias empresas.

Sobre a Positivo Informática: A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante e líder de venda de computadores, com produção de mais de 9 milhões de PCs em seus 22 anos de história. Emprega 4,5 mil colaboradores em suas três fábricas, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), com faturamento de R$ 2,673 bilhões em 2010. Seus produtos são comercializados em mais de 8,3 mil pontos de venda. Além da Central de Relacionamento Positivo, sua rede de assistências técnicas é formada por cerca de 240 empresas distribuídas por todo o país. Inicia seu processo de internacionalização em Hardware com a produção e venda de computadores na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, suas soluções  estão presentes em 8.159 escolas públicas, 2.348 escolas particulares, mais de 900 pontos de venda no varejo em todo o Brasil e são exportadas para mais de 40 países.  Visite www.positivoinformatica.com.br
Acompanhe a Positivo Informática no Twitter: http://twitter.com/positivo_info

Nenhum comentário:

Postar um comentário